Foto: Rian Lacerda (Diário)
Lavouras ainda com alagamentos são vistas da RSC-287 na manhã desta sexta-feira
Santa Maria permanece sob Nível Operacional 3 (cor laranja), de "Alerta Alto", na manhã desta sexta-feira (26). O acumulado de chuva, já ultrapassou 85,2 mm em 24 horas, e por conta disso já causou problemas em Santa Maria. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 320 pessoas (80 famílias) estão isoladas na área rural devido à queda de cabeceiras de pontes e estradas submersas. Na área urbana, os desalojados devido aos alagamentos já retornaram para casa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, o nível laranja indica alta probabilidade de ocorrência de desastres. As equipes começaram o planejamento de preparação e revisão da capacidade de resposta.
Situação complicada no interior
O distrito de Arroio Grande é o mais afetado. O levantamento aponta danos humanos ( pessoas desalojadas ou ilhadas) e materiais. Segundo a Defesa Civil de Santa Maria, há 80 famílias (320 pessoas) isoladas em quatro localidades.
- Comunidade dos Fernandes: 30 famílias
- Estrada de Três Barras: 20 famílias.
- Passo dos Fontana: 20 famílias.
- Estrada do Arroio Lobato (da Ponte dos Milane até a divisa com Silveira Martins): 10 famílias
Além de localidades isoladas, duas cabeceiras de ponte sofreram danos (Ponte dos Bonas e do Darol) e quatro passagens molhadas (estradas de chão batido cobertas pela água de pequenos riachos) foram destruídas na Estrada de Três Barras. A Estrada dos Minelo estava submersa de acordo com último boletim.
Ainda na quinta (25), a ERS-511 chegou a ser interrompida temporariamente para avaliação de uma cabeceira. O trânsito foi liberado após vistoria do Daer, mas equipes monitoram a evolução do nível da água.
Danos na área urbana
No perímetro urbano, cinco famílias, totalizando 20 pessoas, precisaram deixar suas residências temporariamente, mas todas já retornaram para casa, de acordo com a Defesa Civil. O grupo é composto por quatro famílias do Bairro Renascença, onde casas foram alagadas devido ao colapso da drenagem pluvial, e uma de Camobi, afetada por infiltração em cobertura por problema estrutural.
Um homem de 53 anos precisou ser resgatado por moradores após ficar mais de três horas na água tentando socorrer animais em um local sem acesso. Ele passa bem e está com familiares.
Acumulados de chuva
Os pluviômetros do Cemaden registraram volumes altos de chuva. Em São Martinho da Serra, o acumulado da semana chega a 163,8 mm.
Santa Maria (Precipitação em 24h)
- Camobi: 85,2 mm / 119,6 mm
- Patronato: 51,0 mm / 80 mm
- Lorenzi: 50,8 mm / 78,6 mm
São Martinho da Serra:
- 129,6 mm (24h) / 163,8 mm (semana)
Instabilidades continuam
Ainda de acordo com o último boletim da Defesa Civil. O tempo deve mudar neste final de semana em Santa Maria. De acordo com novo boletim da Sensorii Engenharia Meteorológica o status é de "alto risco de tempo severo" para o fim de semana. A projeção de chuva é acumulados de 30 a 70 mm ao dia, com possibilidade de granizo e ventos de até 60 km/h entre sábado e segunda-feira.
O Cemaden mantém alerta moderado para risco de deslizamentos em áreas de encosta.